segunda-feira, 30 de março de 2009

PRISON CAKE

Na semana passada fui comer bolinhos a uma prisão no norte de Itália...

Passo a explicar, um pasteleiro espanhol de renome mundial, foi visitar uma prisão de Padova.

Qual foi o contexto?

Este estabelicimento prisional possui um programa de reinserção social onde alguns reclusos têm a oportunidade de trabalhar em oficinas, fabricas de mobiliário, uma joalharia (imagine-se) e uma pastelaria. Sendo esta última, logicamente, o principal objectivo da visita deste pasteleiro.

A comunidade de imprensa desta região de Itália, o Veneto, estava lá em peso, para documentar este momento, e eu também lá andava "perdido".

Devo confessar que ouvir as cancelas a abrirem e a fecharem atrás de nós dá um certo arrepio na espinha.

Já na pastelaria andávamos no meio dos reclusos cujos crimes só podia imaginar. Os guardas prisionais andavam por perto mas com um ar bastante descontraído e com uma partilha de boas maneiras com os prisioneiros, que desconstruiu completamente a minha ideia de uma prisão.

Já me estava a imaginar a questionar um recluso para me descrever a sensação de por um fim a uma vida humana, pelas próprias mãos. Ao que ele me respondia: "...pois errr... eu é mais bolos!"

Mas logo um dos guardas prisionais me fez o favor de destruir a ideia que é possivel reabilitar estas pessoas, que por alguma razão no decorrer da sua vida, se desviaram da luz...

"Isto não é a prisão!" - afirmava ele - "Estes são a excepção, os bonzinhos cá do sítio." "Deviam ir visitar o bloco 3 e o 4!"

Pronto!! De volta à realidade...

A minha dúvida é: - Será possivel reabilitar qualquer pessoa, que embora tenha cometido alguma ilegalidade, seja ela de que natureza for, seja ela porque razão for, ainda possua alguma sanidade mental. Depende do reabilitado ou do reabilitador? Dos dois seguramente.

Não quero ser utópico, não estou a dizer que não haja indivíduos que não mereçam ser sodomizados por um "nigga" de 2,10m e 180kg, que se chame Bubba e que goste de maquiar e chamar Cristina aos seus diversos companheiros de cela.

Mas o que é uma prisão?? Um armazém de gente que pode ser nociva para a sociedade? Uma universidade de criminosos? Um centro reabilitador ou repressor?

Fica a dúvida...


P.S. Os bolos eram óptimos e são vendidos nas melhores pastelarias desta região. Qualidade aprovada e reconhecida.

Sem comentários: