quarta-feira, 25 de março de 2009

ACONTECE AOS MELHORES!


A capa do Público hoje é no mínimo peculiar. Desde já peço desculpa pelo tamanho da imagem mas foi a unica que consegui arranjar.
A notícia de destaque em letras gordas refere-se, e passo a transcrever, - "Doentes com cancro enchem serviços públicos quando esgotam seguros privados"
No entanto a foto de destaque, que normalmente se refere às letras gordas, neste caso nada tem a ver... ou será que tem?
Não estou a críticar essa opção, em que uma notícia é destacada pelo tamanho das letras e outra pela fotografia. Apenas me saltou à vista a infeliz coincidência de o senhor que aparece na foto, ele próprio parecer ser vítima de uma doença terminal.
Só que neste caso a sua "doença" foi ter nascido num país que se rege por uma mentalidade medieval com tecnologia do sec XXI, não disponivel para todos, claro. Diagonóstico para este homem: - "Pena de morte! Os sintomas podem ser vários, uma paralisação aguda dos músculos seguida de falta de ar e consequentemente falta de O2 no cérebro, induzida por quimicos ou por uma forte voltagem de corrente eléctrica. Também pode sofrer um enorme aperto na garganta, seguido da quebra da sua espinha, enquanto sofre o efeito da gravidade, por fim também pode sofrer perfurações multiplas por pequenos objectos de metal que o vão deixar sangrar até à morte. Que ultima refeição quer? Parece que já não temos carne de porco à alentejana."
Numa primeira análise ao juntar as letras gordas com a fotografia parece que este senhor foi condenado à morte por não ter um seguro privado. É quase profético, no meu entender, ter direito aos melhores cuidados médicos cada vez mais é um previlégio de cada vez menos pessoas.
O resto terá de se contentar em escolher outro prato que não seja carne de porco à alentejana.
Mantenham-se saudáveis.
"Fitter, happier, more productive, not drinking too much, regular exercise at the gym..." - Radiohead

Sem comentários: