terça-feira, 24 de março de 2009

ANALogias

Em entrevista ao programa “60 minutos” o presidente da Reserva dos EUA em resposta à pergunta “Porque é que não deixa cair o banco na falência? Porque é que o dinheiro dos contribuintes é que o tem de salvar?” fez uma analogia.

“Imagine que o seu vizinho brincou com fogo. A casa dele por acidente começa a arder. Você sabe que ele fez mal mas claro que 1º chama os bombeiros e apagam o incêndio, e depois de estar resolvido, temos de o controlar para não voltar a acontecer. Se não o acudir, a sua casa também é de madeira e toda a rua é de madeira e vai tudo arder, destruindo toda gente”.

Ora, gostava de começar por dizer que nem todas as ruas têm apenas casas de madeira felizmente, se calhar era bom começar por deixar de as construir dessa forma.

Depois eu contra-ponho com outra analogia belíssima.

“Imaginem um gajo (chamo-lhe GOV) poderoso a sodomizar um indivíduo! Ao seu lado repara que um outro gajo poderoso (chamo-lhe AIG) está atento. Quando GOV pára, AIG corre para o indivíduo e sodomiza-o à bruta. A meio da sodomia, o indivíduo escapa… E o AIG fica sem saber o que fazer… GOV corre atrás dele com tudo o que pode, AIG neste momento está a beber uns copos com uns amigos numa ilha paradisíaca. GOV finalmente encontra o indivíduo e entrega-o a AIG muito mais bronzeado das férias milionárias. AIG pega no indivíduo e sodomiza-o novamente à bruta! Agora percebe-se que afinal tinham mais uns indivíduos de parte para poder distribuir pelos amigos que também gostam de sodomizar estes mesmos indivíduos à bruta! GOV fica ciumento e começa a não achar piada pedindo moderação…”

Pior é quando percebemos que os indivíduos somos nós…

Sem comentários: