segunda-feira, 5 de outubro de 2009

The Daily Show with Ricardo Araújo Pereira

Gato Fedorento - Esmiúça os Sufrágios é a nova aposta da SIC/Produções Fictícias/Gato Fedorento no panorama do humor nacional.


Uma lufada de ar fresco? Sem dúvida alguma.


Um marco no humor português? Muito longe disso...


Esperei algum tempo antes de redigir esta opinião, para ver como é que o programa evoluía e ter mais dados de análise, deste novo fenómeno campeão de audiências.


Sendo um decalque directo do "The Daily Show with Jon Stewart", fico aliviado por ter sido entregue às mãos competentes dos "Gato", ou devo dizer do Ricardo Araújo Pereira (RAP). Embora a diferenças de estilo sejam gigantescas, penso que não seria justo comparar os dois programas quanto à sua qualidade.


Sem dúvida que o programa alcançou o mérito de ter todos os políticos relevantes, expostos pessoalmente, ao humor inteligente, observador, irreverente "qb" e que não cede à brejeirice dos "Gato"... desculpem do RAP.


Ora aí está!!! É por isso que eles lá vão, porque nenhuma pergunta os apanha de surpresa e porque nenhuma provocação não seja algo que os venham devidamente avisados e preparados.


No entanto é sempre interessante e curioso ver as suas reacções e respostas, pois é algo inédito nos nossos políticos que sempre cultivaram a imagem cinzentona do político português. Isto talvez explique o record de audiências.


Mas eu desconfio sempre do sentido de humor que agrada a toda a gente, para mim humor de qualidade é aquele que incomoda, que é polémico, que aponta o dedo indiscriminadamente, que é rude e se for necessário e se justificar que não tenha medo de aplicar umas boas caralhadas, que ficam sempre bem.


Não estou a menosprezar o humor que agrada dos 8 aos 88, mas a minha sensibilidade, inteligência e idade adulta exige um pouco mais.


Porque é que não é um marco no humor português???


Porque a política abordada com humor (muitas vezes mais contundente), já existe com o "Contra-Informação". Não esquecendo os "Homens da Luta" com uma coragem e genialidade bastante superior comparando com o "Gato Fedorento - Esmiúça os Sufrágios"


Enfim, é um programa com bastante potencial, eu substituía os Gatos nº 3 e nº4 por actores com talento humorístico. Não me quero livrar deles. Eles podem e se calhar devem continuar na escrita, de onde não deviam ter saído.


E se calhar se abordarem os temas políticos não cedendo ao politicamente correcto, só teriam a ganhar em termos de integridade e qualidade humorística, porque potencial, capacidade de observação com inteligência e domínio na escrita humorística é algo que aos "Gato" não falta.


Por isso coragem, vocês conseguem melhor, até porque já o provaram.


P.S. O programa em que o convidado foi Filipe Menezes com as suas ofertas no final da entrevista deu o toque bem genuíno e nacional ao nosso Daily Show português. Grande Menezes... 5 estrelas.

Sem comentários: