segunda-feira, 20 de abril de 2009

EXPO CATOLICISMO 2009

Jesus Cristo está para Itália, como o Eusébio está para os benfiquistas...



Só aqui poderia encontrar uma exposição comercial de "objectos sacros". Todos os que conseguirem imaginar e mais alguns. Desde as diversas vestimentas dos sacerdotes das mais variadas cores e feitios, criadas por designers ou em vertentes mais econnómicas, com cortes e padrões mais clássicos ou mais "modernaças", dentro do quão sofisticado pode ser um manto.

As mais variadas figuras religiosas, estátuas e estatuetas, terços, rosários, bancos e sinos para as igrejas, palanques para as cerimónias, tudo mesmo. TUDO.

Embora tudo isto pareça saído de um "sketch" dos Monthy Python, juro que é real ou surreal. Sabes que entraste num mundo à parte quando vês padres, frades e freiras a passearem pelos pavilhões com sacos na mão. Sacerdotes a apalparem o tecido das vestes e, provavelmente, a discutirem qual o padrão que fica melhor com o seu tom de pele.

Mas a alta tecnologia também chegou à Igreja com sistemas de som wireless para uma melhor difusão das palavras do Senhor, tudo material de primeira. Uma máquina simuladora do sino da igreja com várias melodias e tons diferentes. (juro que não estou no gozo)

Finalmente o "exlibris" desta exposição assenta nestes objectos, que mais uma vez são reais.

Então aqui vai:

Perfume para padres - "Usa-lo não é pecado!", é a pitch line, precioso, nem vou tocar no pecado mortal da Vaidade. As beatas vão adorar e os meninos agora têm um cheiro agradavel para associar aos seus traumas. (estou a esticar a corda?) Justiça seja feita, o prefume não era nada mau.

T-shirts para jovens com a brilhante expressão "PrayStation" ou "Hard Work" com cristo a carregar com a cruz. Deve ser a Igreja a tentar ter sentido de humor. Bom esforço.

Leitor de mp3 em forma de crussifixo... no coments.

Que a paz esteja com eles e a sabedoria com o resto de nós...

Sem comentários: